+ Popmix 20 anos – Matérias Clássicas: “Lord Don’t Slow Me Down” – Oasis
“A banda que mudou a minha vida”.
Frase de Richard Ashcroft simboliza a importância do grupo.
“Lord Don’t Slow Me Down” – OASIS
Por: Vitor Diniz
Que o Oasis mudou a vida de, no mínimo, duas gerações de fãs e que também ditou os rumos de algumas vertentes do pop inglês nos últimos 14 anos (o histórico “Definitely Maybe” marcou a estréia da banda em 1994), isso é inegável. Mas ver Richard Ashcroft, o eterno vocalista do The Verve, dizendo que o Oasis é a banda que mudou a sua vida, é no mínimo curioso. Esta cena, gravada durante uma festa de premiação da revista inglesa Q, é apenas um dos grandes momentos do DVD duplo “Lord Don’t Slow Me Down” (Universal Music) recém lançado no Brasil.
O documentário assinado por Baillie Walsh, que destaca o Oasis na estrada e traz entrevistas e cenas de bastidores no melhor estilo Rock and Roll Star, corresponde ao primeiro DVD. As imagens do grupo no Japão, por exemplo, são sensacionais. Já o segundo DVD contém um pulsante show do grupo no atual estádio do Manchester City. No campo do time do coração dos irmãos Gallagher, uma multidão parece cantar com todas as suas forças os inúmeros clássicos da banda. Com o repertório calcado no álbum “Don’t Believe the Truth”, este show ratifica a vocação do Oasis como super banda de arena, algo também reforçado pela presença de grandes músicos em sua formação, como o ex-líder do Ride, Andy Bell no baixo, Gem Archer (a alma do Heavy Stereo) na guitarra e isso sem falar em Zak Starkey, filho de Ringo Star, que tem acompanhado o grupo nos últimos tempos na bateria… Mesmo cometendo uma performance maravilhosa, o desempenho aqui, ainda assim, é inferior à avassaladora e inesquecível apresentação oferecida pela banda em Maine Road, e que está registrada no DVD There & Then (leia resenha abaixo), que foi lançado em 1996 em VHS, mas que em 2001 ganhou versão em DVD inclusive no Brasil!
Agora os admiradores do Oasis, poderam ver como músicas das últimas safras funcionam ao vivo, “Turn Up the Sun” e “The Importance of Being Idle”, merecem destaque, assim como “Mucky Fingers”, com Gem Archer, fazendo bonito na gaita, isso sem falar no gran finale com a gelera ensandecida com o grupo tocando “My Generation”, hino lançado pelo The Who em 1965!
Vale salientar que a versão de ‘Lyla”, apesar de ser uma das mais vibrantes do DVD, não supera a que foi tocada pela banda em março de 2006 em São Paulo: punk, crua e com o público brasileiro pulando loucamente debaixo de um temporal no estacionamento do Credicard Hall. Ainda de quebra, nos extras estão os divertidos comentários do grupo sobre as imagens do documentário.
___________________________________
“There and Then” – OASIS
Definitivamente Oasis!
Por: Vitor Diniz
Em 1996 a Inglaterra vivia o auge do Britpop e da Oasismania. A cada álbum ou single que o grupo lançava, as lojas tinham que abrir as portas à meia-noite para que os fãs que faziam fila pudessem comprar os discos assim que já fosse permitido, isso sem falar que àquelas alturas a guerra do marketing contra o Blur estava a mil! E em meio à atmosfera da época que o Oasis lançou “There and Then”, magistral DVD que trazia duas soberbas apresentações da banda editadas alternadamente com se fora um único show. A primeira com o então quinteto tocando no estádio Maine Road, reduto do Manchester City que seria demolido depois, e a outra em Londres no Earls Court. A apresentação do Oasis na mega casa de shows da capital inglesa é ótima, mas o que foi a performance do grupo em Maine Road naquele 28 de abril de 1996? Uma das mais contagiantes e felizes atuações de uma banda de rock&roll. Um show que nos faz lembrar dos grandes concertos da cultura rock.
Em “Acquiesce” a dupla Liam e Noel simplesmente só falta fazer chover e se reveza nos vocais impecavelmente. Já “Roll With It” mostra a total conexão entre o grupo e seu público, isso sem falar em “Live Forever” com direito a saudação especial a Lennon. Ainda dão uma graça especial ao DVD covers incríveis de Slade e Beatles. Este é o documento definitivo para entender a relevância do Oasis!
Agora a torcida é para que seja lançado também em DVD o famoso show que o grupo fez em Knebworth, outro marco na brilhante trajetória da banda.